quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Intervenção e Instalação

Os artistas plásticos procuraram,cada vez mais, maneiras diferentes para expor suas idéias de um jeito que chamasse a atenção do público.Nesse contexto, apareceram duas novas formas de expressão artística: a Intervenção e a Instalação.


A Intervenção é um trabalho artístico que geralmente ocupa espaços exteriores de grandes dimensões e interfere na paisagem urbana ou natural onde é montada.Ela faz grandes alterações em um determinado espaço, sendo possível ser observada por um grande número de pessoas simultaneas.A idéia era interfirir na paisagem urbana ou natural, colocar a arte em um espaço onde nunca esteve antes e chamar a atenção do público.
Anish Kpoor.Sky Mirror, 2006. New York
A peça foi instalada um pouco acima da calçada e refletia invertidamente a paisagem. O céu refletido no espelho ficou em meio as pessoas e os prédios causando uma sensação de estranhamento e ilusão.

A Instalação é montada em um ambiente interno e apresenta apelos variados para seduzir o público a participar da obra.O artísta quer fazer com que o público interaja com a obra.A instalação apresenta diferentes estímulos para despertar os outros sentidos: olfato, paladar, tato e audição.
Regina Silveira. Mundus admirabilis, 2006.Vinil adesivo.
essa é especial porque tem uma garotinha interagindo.


Rivka Loyola

3 comentários: